segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Amigo secreto!


     Nossa, vai fazer uns meses que eu não posto nada aqui, o que era uma grande colaboração para o mundo literário, agora volto aos poucos com meus assassinatos ao bom senso.
  
    Véspera de natal é foda, enquanto Deus faz festa o Diabo mais é trabalha, e uma dessas grandes sapecagens do capeta, claro, foi o amigo secreto para incentivar o mal entra as pessoas.

    A primeira sacanagem é que o amigo secreto é o oposto do que o nome diz, não é secreto nada, duas semanas passadas e já tá todo mundo sabendo quem tirou quem e na hora de entregar o presente, ou a pessoa tem que fingir surpresa, ou pra demonstrar uma epifania de intelectualidade superior sherlocholmiana diz, "Ah eu já sabia!".

    Outra do amigo secreto é que a gente vê o quanto não conhece ninguém, caso você ganhe chocolate ou uma camiseta pode ter certeza, a pessoa não sabe absolutamente nada sobre você e nem sequer teve a vontade de procurar perguntar pros colegas o que você gostaria de ganhar.

   Mas o pior de tudo isso é a sapeca hora de tirar o papelzinho do amigo secreto, antes de tirar tá todo mundo com um sorriso de orelha a orelha, imaginando, "Ah, eu vou tirar fulano que é meu amiguinho do coração e vou dar pra ele aquela vara de pescar que tá encostada atrás do meu guarda-roupa que ganhei do meu vô no amigo secreto do ano passado", mas como a vida não é legal, e não liga a mínima pra suas formas de economizar dinheiro, nem com suas preferências afetivas, você tira o cara que você nem lembra do nome e a única coisa que você sabe sobre ele é que você tem implicância com ele. E o você que faz? Finge uma distração e diz o nome alto do indivíduo!
  "Putz tirei....tirei...ah o cara ali do canto!".
  "Porra, num era pra falar, cara! Cê é burro, mano?!
  "Droga, vamos ter que tirar tudo de novo". - Sorrindo por dentro.
   E assim, o ciclo se repete até que as pessoas estejam relativamente satisfeitas com o amigo secreto.

    Segundo o grande economista Suéco Willis Shakerhand no seu livro, "Economia: Quem tá por trás come mais", existe uma relação matemática de que seu presente será sempre 10% do preço que você gastou pra comprar o presente que você vai dar, se você gastou 40 reais em um bom livro, pode ter certeza, você vai ganhar uma caixa de chocolate hidrogenado ou um punhado de velas cheirosas!

  Fim.

  PS: Todo natal eu faço uma crônica otimista né, é que eu sou o Grinch, essa até foi mais light que a do ano passado, incrível o jornal de piracicaba ter editado ela, bom, mas quero que fique uma idéia pra vocês que leem meu blog, enquanto vocês estão na casa de vocês comendo peru, tender, frango,etc. Ficando aquele monte de sobra pro dia seguinte que vira farofa, tortas e derivados, há pessoas passando muita fome por aí, sentindo-se desolado com o que a realidade novelesca que a televisão mostra nesse feriado, e existem criaturas que têm a audácia de falar em espírito natalino? solidariedade? espírito cristão? Vamos fazer alguma coisa de bom nesse natal pra variar, mesmo que ninguém saiba, mesmo que seja uma coisa pequena.

Agora sim, um feliz natal.

5 comentários:

Denis Costa disse...

bom joão quem sou eu pra discordar dessa bem pensada visão do ''amigo secreto'' hahahaha! adorei isso ! bom não se esqueça daqueles presentes que você ganha de aniversário e não gosta lá muito ! bom outra utilidades pra eles , ou mais um conselho ! guardem eles para dar de amigo secreto ! dessa forma se economiza muito mais ! e deixamos um pouco de lado esse espirituoso conforto capitalista ! foda-se o capitalismo como diria alguém que conheço e viva pelo menos as bebidas alcoólicas que temos no natal ! HAHAHAHA joão boas festas !

Anônimo disse...

Caro João, não sei se você é o espirito Grinch ou eu, na verdade lhe digo, que a minha visão do ritualzinho chamado " amigo secreto " convem melhor ao peludinho verde .
Para mim a graça incentivadora para a participação de tal ato é desorganiza- lo ( para não dizer destrui- lo, desmoraliza- lo, torna- lo um fardo, um tormento, etc., etc., etc. tudo discretamente, obvio ) huahuahua ! Ahhh João, não nota que o amigo secreto nada mais é que uma ideia boba de socializar pessoas? uma adoravel boa ação... e como sabemos, de boas ações o inferno está cheio ! ! ! ou seja, a ideia não poderia ser realmente boa hahahaha particularmente eu o adoro, mais por causa das comidas, amigo secreto sem comidinhas( soou gay ) não me atrai ... mas a falsidade e hipocrisia das pessoas até que compensa ( será? )... abraços e risos e o fundo dos olhos escrito " maldito 1,99 " ou " isso não custou o preço minimo fod ... " (compensa sim ! ) . E amigo secreto que participo não existe isso de " tirei fulano, ops, falei sem pensar ", para mim que se foda, vai dar presentinho para seu amiguinho publico, sim senhor ( até melhor, porque ele se sente pressionado a dar exatamente o que a pessoa pediu naquela listinha de " sugestoes de presentes " que sempre rolam e não um embrulhado de qualquer coisa ! ) hahahahahaha aprendamos a ser sacanas, pow ! desculpe as palavras ofensivas (se as encarar assim), é que quanto mais escrevo mais me sinto a vontade ... ps.: sou a favor dos chocolates e das camisetas sim ! ... eles refletem muito de como as pessoas pensam a nosso respeito, voce é a camiseta e o chocolate recebidos ! hahahahaha mas não se preocupe ... ano que vem voce pode se vingar ! hahahahahahhaha eu me vingo :D

Anônimo disse...

Desculpe a grosseria acima, de maneira nenhuma quero ser ofensiva.
Grats
F.B.

autor disse...

O amigo secreto é muito bom quando quem participa são pessoas que gostamos. Quando tiramos alguém que realmente nos agrada, não importa darmos um presente caro e recebermos alguma bobagenzinha que nem gostamos tanto assim, o gosto por presentear alguém que amamos é bem maior!
Seja menos pessimista, eu não gosto de Natal também, acho toda aquela comida um exageiro, não é tão boa assim e sobra mais da metade sempre. Vou fazer um extensão no meu blog desse post... Corre lá depois

Anônimo disse...

De um amigo que acredita conhecer verdadeiramente o João:

Excelente crônica, extremamente cômica e , tomando-me como capaz de concluir, desvinculada à aspectos reais da grande pessoa que é o João, e, portanto, para aqueles que levaram consigo um sentimento de que algo pessoal e verdadeiramente sentimental foi escrito, fique claro que, supondo eu ter a capacidade de conhecer bem o João, houve pouquíssima ( ou nenhuma ) relação entre João e palavras postas na crônica.